Português Italian English Spanish

Verme devorador de lágrimas faz segunda vítima nos Estados Unidos e preocupa médicos

Verme devorador de lágrimas faz segunda vítima nos Estados Unidos e preocupa médicos

Data de Publicação: 12 de novembro de 2019 20:27:00
A vítima contraiu o verme ao passar por um enxame de moscas; a longo prazo, a infestação pode cegar

Um verme devorador de lágrimas vem preocupando médicos desde que fez sua segunda vítima foi documentada nos Estados Unidos. O caso foi revelado em um artigo da revista Clinical Infectious Diseases. 

Vítima contraiu verme devorador de lágrimas ao passar por enxame de moscas

Conforme o jornal espanhol Gizmodo, em fevereiro de 2018, a vítima Dianne Travers-Gustafson, uma antropóloga de 68 anos, contraiu o verme quando fazia uma trilha e passou um enxame de moscas. 

O VERME DEVORADOR DE LÁGRIMAS É FINO E QUASE TRANSLÚCIDO. (FOTO: REPRODUÇÃO/R7)

Uma dessas moscas, provavelmente, era uma Musca autumnalis, também conhecida como ‘mosca de rosto’, espécie que costuma se alimentar das lágrimas e, por isso, quando pousou no canal lacrimal de Dianne, depositou o verme ali. 

Cerca de um mês depois, após passar dias com com a visão irritada, ela descobriu um verme quando foi lavar os olhos em água corrente. Assustada, Dianne chegou a retirar sozinha dois vermes – com cerca de 1,3 centímetros de comprimento – de seus olhos antes de ir ao médico. 

Já no oftalmologista, ela descobriu que  vermes Thelazia gulosa viviam em seus olhos e mesmo seguindo o tratamento recomendado, foram meses de incômodo. 

Verme Thelazia gulosa 

O verme Thelazia gulosa, conhecido como verme devorador de lágrimas, é fino e quase translúcido. Ele se aloja nos olhos da vítima – animal ou humano – e fica se alimentando das lágrimas.

OS VERMES TAMBÉM SE ALOJAM NOS OLHOS DOS ANIMAIS. (FOTO: REPRODUÇÃO/R7)

Conforme pesquisadores, o verme pode causar até cegueira em infecções de longo prazo. “Em infecções de longo prazo, a irritação crônica causada pela passagem de vermes adultos na córnea podem causar ceratite [inflamação da córnea], perda da acuidade visual [capacidade de percepção] e até cegueira”, disseram. 

Outro caso de verme devorador de lágrimas em humanos

Em 2016, uma outra mulher foi infectada com 14 vermes em um dos olhos. Felizmente, a capacidade de remover os vermes ajuda os humanos a não serem vítimas perfeitas dessa infecção até o momento.

Mesmo assim, os dois casos registrados ligaram o alarme dos cientistas e pesquisadores. 

*Este conteúdo foi elaborado via R7

 

Verme devorador de lágrimas faz segunda vítima nos Estados Unidos e preocupa médicos

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário