Português Italian English Spanish

Você sabe o que é neuromarketing?

Data de Publicação: 11 de novembro de 2019
O processo de tomada de decisões não acontece de forma racional, lógica e consciente, na verdade, começa no inconsciente, quando determinados estímulos ativam partes específicas do cérebro.

O Neuromarketing é quando a neurociência e marketing se encontram com o objetivo de entender o que faz um consumidor preferir uma marca, comprar ou não um produto e até mesmo se tornar um cliente fiel. 

O processo de tomada de decisões não acontece de forma racional, lógica e consciente, na verdade, começa no inconsciente, quando determinados estímulos ativam partes específicas do cérebro. 

O ser humano enquanto consumidor tende à omitir verdades sobre o que ele pensa a respeito de algo. É por isso que no neuromarketing são usadas tecnologias da área da saúde como ressonância magnética e eletroencefalograma de forma a entender como o cérebro do consumir influencia suas decisões de compra. -

Muitas pessoas confundem o termo persuasão com manipulação. Por conta disso, existe uma grande discussão sobre a eticidade do neuromarketing, ou simplesmente do marketing em si.

É preciso lembrar que o grande objetivo do marketing não é simplesmente fazer campanhas de publicidade que aumentem as vendas de determinado produto ou serviço, mas sim combinar um conjunto de estratégias que busca agregar valor aos produtos, serviços, marcas e – sobretudo – à relação entre cliente e empresa. 

Nesse processo, há a intenção de detectar e satisfazer as necessidades de todas as partes envolvidas. E é aqui que entra o neuromarketing, uma ferramenta que pode ser usada para facilitar esse objetivo. Seu foco não é usar a neurociência para “manipular” os consumidores, mas sim para compreendê-los e encontrar o melhor caminho para fazê-los entender a relevância que certo produto ou serviço pode ter.

Sem dúvidas, o neuromarketing é uma grande ferramenta para qualquer marketeiro. Mas, caso você opte por investir nessa estratégia, certifique-se de que está fazendo isso pelos motivos certos. Lembre-se sempre que: com grandes poderes, vem grandes responsabilidades. 

(Por Gisela Campos - Colunista)

 

Você sabe o que é neuromarketing?

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário