Português Italian English Spanish

Produção industrial tem queda de 0,8% em janeiro

Produção industrial tem queda de 0,8% em janeiro


País abre o ano com resultado pior que em 2018. Indústria farmacêutica apresenta maior tombo

 

Mais um indicativo demonstrou que a retomada da economia brasileira está mais lenta que o esperado. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que a produção industrial do país registrou queda de 0,8% em janeiro na comparação com dezembro. Quando a comparação é com janeiro de 2018, a queda foi ainda maior, de 2,6%. 

De um total de 26 ramos pesquisados, 13 apresentaram quedas na produção na comparação com o mês anterior. O maior tombo foi na área de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-10,3%). 

"É uma produção industrial em ritmo abaixo da que encerrou 2018. No acumulado dos últimos 12 meses, ainda estamos no positivo, mas ele vem reduzindo a intensidade dessa expansão", explicou o gerente da pesquisa, André Macedo, apontando que o resultado negativo é bem disseminado. 

Uma das explicações para a queda é a crise na Argentina, que é o principal comprador de produtos industrializados do Brasil. "As exportações em queda para a Argentina acabam sendo um pano de fundo importante para esse momento de queda da indústria automobilística como um todo. É um começo de 2019 mostrando perdas e uma característica de redução na produção de forma disseminada", afirmou Macedo. 

Apesar da queda em janeiro, a indústria acumula alta de 0,5% nos últimos 12 meses. 

 

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário