Português Italian English Spanish

Astronautas da NASA vão realizar primeira caminhada espacial 100% feminina

Astronautas da NASA vão realizar primeira caminhada espacial 100% feminina


Missão deve ocorrer no fim de março, no Mês Internacional da Mulher (e por uma feliz coincidência!)

Marque o dia 29 de março no seu calendário e não deixe de presenciar o que promete ser um marco na história espacial. As astronautas Anne McClain e Christina Koch, da NASA, vão seguir rumo à Estação Espacial Internacional (ISS) para fazer a primeira viagem espacial só com mulheres.

Foi a controladora de voos da Agência Espacial Canadense, Kristen Facciol, quem revelou a notícia no Twitter. “Caramba, meu Twitter explodiu de empolgação com mulheres fazendo coisas incríveis no espaço e eu amo isso.” Ela estará no painel de controle, dando suporte à missão, e terá a companhia da diretora principal do voo, Mary Lawrence, e da chefe de controle de atividades extraveiculares (EVA), Jackie Kagey.  

Por pura coincidência, aliás, a caminhada espacial está programada para acontecer durante o Mês Internacional da Mulher. Um porta-voz da NASA ressalta que a viagem "não foi orquestrada dessa forma. Essas caminhadas espaciais foram programadas originalmente para o outono".

“A esperança de que isso seja regra um dia!” 

É assim que Facciol finaliza seu tuíte, na expectativa de que, no futuro, esses fatos não mais despertem a atenção por ser "a exceção da regra". A primeira caminhada espacial feminina ocorreu em 1984, quando a russa Svetlana Savitskaya se transformou na única mulher, até então, a pisar no espaço.

Ainda naquele ano, a astronauta Kathryn Dwyer Sullivan, da NASA, se tornou a primeira mulher norte-americana a realizar esse feito. Todas as astronautas, até hoje, no entanto, conduziram suas atividades extraveiculares ao lado de astronautas homens.

McClain está atualmente a bordo da ISS. Koch deve decolar para lá no dia 14 de março, em uma nave Roscosmos Soyuz, com o norte-americano Nick Hague e o russo Alexey Ovchinin. Hague, Koch e McClain são da classe de 2013 da NASA, que era 50% feminina.

A caminhada espacial 100% feminina deve durar cerca de sete horas e será transmitida ao vivo na NASA TV. Horários e atribuições para missões extraveiculares podem mudar, mas, se tudo correr como planejado, será uma viagem para entrar para a história do setor espacial.

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário