Ministério da Saúde faz alerta para ampliar a cobertura de vacinação de Febre Amarela nas regiões Sul e Sudeste
O alto índice de infectados pelo vírus da febre amarela no início deste ano fez com que o Ministério da Saúde alertasse sobre a necessidade de imunização. As regiões Sul e Sudeste estão no radar da campanha de prevenção.
Na última semana, a Organização Mundial da Saúde (OMS) enviou um alerta ao Brasil sobre a possibilidade de um surto de febre amarela no país. Dados apontam que apenas entre dezembro de 2018 e janeiro deste ano houve 36 casos de infectados confirmados, sendo oito óbitos.
A maioria dos casos foram registrados em São Paulo, com 33 casos, sendo 16 em Eldorado. Em seguida, está o Paraná, com a confirmação de dois casos.
A vacina contra a febre amarela é ofertada no Calendário Nacional de Vacinação e distribuída mensalmente a todos os estados. Na região Sul e Sudeste, são visadas pela baixa taxa de imunizados. A estimativa de pessoas não vacinadas é de cerca de 36,9 milhões no Sudeste e 13,1 milhões no Sul.
Em época de férias demanda cuidado redobrado. Além do Sul e Sudeste, fazem parte da área de recomendação os estados do centro-oeste e norte, além do Maranhão e alguns municípios da Bahia, Piauí e Alagoas.
Neste ano, o Ministério da Saúde enviou 1,1 milhão de doses da vacina a secretarias estaduais de saúde em todo o país.