Português Italian English Spanish

Consumo de chá pode fazer parte de uma dieta saudável, aponta estudo

Consumo de chá pode fazer parte de uma dieta saudável, aponta estudo

Data de Publicação: 9 de setembro de 2022 08:01:00
Os chás são consumidos há séculos, mas assim como em tudo na vida, é importante usar a moderação no seu consumo.

 

O chá é uma das bebidas mais consumidas no mundo e tem uma série de benefícios para a saúde. Contudo, nos últimos anos, muito tem se falado sobre os possíveis efeitos negativos do consumo de chá, mas um novo estudo mostrou que essa bebida pode fazer parte de dietas saudáveis. Acompanhe a leitura deste artigo e entenda.

O consumo de chá faz bem para a saúde? O que diz a ciência?

O estudo, realizado no Reino Unido, foi publicado em agosto deste ano na revista Annals of Internal Medicine e teve como objetivo avaliar as associações do consumo de chá com mortalidade por todas as causas e causas específicas e modificação do efeito potencial pela variação genética no metabolismo da cafeína.

O trabalho foi construído a partir de dados presentes no Biobank (um tipo de bio-repositório que guarda amostras biológicas para uso em pesquisa) do Reino Unido. Foram 498.043 participantes, sendo eles homens e mulheres com idade entre 40 a 69 anos.

Resultados do estudo

De acordo com um acompanhamento médio de informações de 11,2 anos, a maior ingestão de chá foi moderadamente associada a um risco menor de mortalidade por todas as causas entre os indivíduos que consumiam duas ou mais xícaras por dia.

Os pesquisadores concluíram que o consumo de chá, mesmo em níveis mais elevados de ingestão, pode fazer parte de uma dieta saudável. Entretanto, é importante destacar que o estudo teve limitações: o tamanho da porção e a concentração dos chás não foram avaliados.

Moderação é a chave

O consumo excessivo de chás está associado a problemas hepáticos (no fígado), como a hepatite, devido à presença de algumas substâncias presentes nas plantas que podem ser tóxicas para o organismo quando consumidas em grandes quantidades frequentemente.

Tendo em vista que não há doses seguras estabelecidas para o consumo de chás, é importante usar o bom senso e não consumir estas bebidas em excesso (mais de duas xícaras por dia). Além disso, é preciso variar o tipo de chá, assim o corpo não estará sendo exposto frequentemente às mesmas substâncias.

Consumo de chá pode fazer parte de uma dieta saudável, aponta estudo

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário