Português Italian English Spanish

Doença que afeta Justin Bieber é transmitida por carrapato e tem sintomas iniciais semelhantes aos da gripe

Doença que afeta Justin Bieber é transmitida por carrapato e tem sintomas iniciais semelhantes aos da gripe

Data de Publicação: 9 de junho de 2022 11:39:00
No primeiro estágio da infecção, sinais incluem febre, manchas na pele, dores de cabeça e articulações, além de cansaço

 

Transmitida pela picada de carrapatos infectados pela bactéria Borrelia burgdoferi, a doença de Lyme chamou a atenção depois que Justin Bieber anunciou, na terça-feira (7), o adiamento dos seus shows devido à piora do seu quadro de saúde. O artista canadense luta contra a doença desde 2020 e apresentou febre, manchas na pele e dores de cabeça. 

Os sintomas relatados pelo cantor são os principais da doença, que ainda inclui articulações inchadas, dores musculares, cansaço e rigidez no pescoço como sinais. Em casos mais avançados, sem intervenção de tratamento, a infecção ainda pode causar alterações no coração, no cérebro e nos nervos, afetando humormemóriasono e causando formigamento, artrite e dor aguda nas costas. 

A doença foi descoberta na década de 1970. O seu nome se deve a existência de muitos casos em Lyme, uma cidade localizada em Connecticut, nos Estados Unidos. A infecção é mais comum em áreas florestais e não urbanas, onde há presença de carrapatos infectados pela bactéria Borrelia burgdorferi

Não há evidências de que a doença pode ser transmitida de pessoa para pessoa. Para infectar, o carrapato precisa ficar agarrado ao corpo por, pelo menos, 36 horas. O local do corpo da picada, assim que ela acontece, fica vermelho e inchado. Essa mancha vermelha evolui gradualmente, expandindo-se, e pode chegar a até 30 centímetros e, em seguida, aparecem os outros sintomas.

Diagnóstico

Os sintomas podem ser confundidos com gripe ou outras infecções virais comuns e, em muitas situações, a doença é difícil de ser identificada e diagnósticos incertos podem acontecer. No caso de Justin Bieber, o cantor relatava sentir sintomas semelhantes aos da gripe desde 2019, mas não sabia do que se tratava.

A suspeita da infecção aparece a partir dos sintomas comuns da doença de Lyme e também da possibilidade de exposição (se visitou alguma região em que a bactéria é comum, por exemplo). A partir disso, exames de sangue são feitos para realizar o diagnóstico.

Geralmente, os médicos fazem testagem de anticorpos contra as bactérias no sangue. Entretanto, o resultado pode não ser correto, uma vez que os anticorpos podem estar ausentes se o teste for feito durante as primeiras semanas de infecção ou se o paciente usar antibióticos antes dos anticorpos se desenvolverem. 

Tratamento

Como a doença consiste na infecção por uma bactéria, o uso de antibióticos é o tratamento mais eficaz para combater a Lyme. Entretanto, o diagnóstico precoce é necessário para   prevenir a doença de Lyme tardia, que afeta cérebro, nervos coração, e ter sucesso no tratamento. Dessa forma, assim que se percebe a picada por um carrapato, é necessário buscar um serviço de saúde.

Se a doença for identificada em seu estágio inicial, os pacientes precisarão de tratamento, por cerca de 10 dias. Em casos de artrite decorrente de doença de Lyme, pode levar até 28 dias. Já quando a infecção está avançada, com anormalidades neurológicas, por exemplo, a terapia chega a cerca de dois meses, e um marca-passo pode ser necessário em caso de o coração ser afetado. 

Fonte: Center of Disease Control and Prevention

 

Doença que afeta Justin Bieber é transmitida por carrapato e tem sintomas iniciais semelhantes aos da gripe

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário