Português Italian English Spanish

Recorde mundial: maior planta do mundo está localizada na Austrália e se espalha por 180 quilômetros

Recorde mundial: maior planta do mundo está localizada na Austrália e se espalha por 180 quilômetros

Data de Publicação: 3 de junho de 2022 10:02:00
Estimativa indica que planta tem cerca de 4.500 anos de idade

 

Pesquisadores da School of Biological Sciences Oceans Institute da Universidade da Austrália Ocidental publicaram, nesta terça-feira (01), um estudo que identifica a maior planta conhecida do mundo. Localizada na costa oeste da Austrália, a espécie chamada Posidonia australis, é uma erva marinha com a extensão de 180 quilômetros em Shark Bay, medida superior a 20.000 campos de futebol. 

Como cresceu tanto?

Segundo os pesquisadores, a planta alcançou esta dimensão por se clonar, forma de reprodução da espécie, criando ramificações geneticamente iguais. A estimativa é de que a erva marinha tem, aproximadamente, 4.500 anos, já que o cálculo base de crescimento da espécie indica que ela cresce cerca de 35 centímetros por ano.

Os estudiosos coletaram amostras de 10 locais pela extensão das ervas marinhas em Shark Bay, em 2012 e 2019, e, através de ferramentas genéticas, conseguiram reconhecer que trata-se apenas de uma única planta. Ou seja, sem variação genética por toda a área de extensão.

A reprodução por clonagem contribuiu para a expansão da planta, já que a espécie foi encontrada em um local onde ervas marinhas não são usualmente encontradas, em condições com água mais salgada que o normal, altos níveis de luz e variações de temperatura. Por estar em um ambiente assim e ter conseguido atingir esta expansão, a Posidonia australis localizada pela pesquisa deve estar bem adaptada ao ambiente em que está sujeita. 

Antigo recorde

Antes da recém descoberta Posidonia australis, o maior ser vivo conhecido era a floresta de árvores Pando localizadas em Utah, no Estados Unidos. Assim como a erva marinha, o conjunto de árvores também é formado por clones que se espalham por cerca de 106 acres e mais de 40.000 árvores individuais. De forma geral, o local é uma floresta de uma árvore só. 

 

Maior planta do mundo está localizada na Austrália e se espalha por 180 quilômetros

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário