Português Italian English Spanish

Língua geográfica: condição que afeta milhões de brasileiros

Língua geográfica: condição que afeta milhões de brasileiros

Data de Publicação: 17 de maio de 2022 11:14:00
Quando as papilas presentes na língua, por qualquer motivo, desaparecem, sua superfície ficará com pontos lisos, vermelhos e bordas elevadas.

Também conhecida como glossite migratória ou eritema migratório, a língua geográfica é uma condição benigna que afeta principalmente as mulheres e começa, geralmente, durante a infância.

Quando as papilas presentes na língua, por qualquer motivo, desaparecem, sua superfície ficará com pontos lisos, vermelhos e bordas elevadas. Estas manchas podem variar em tamanho e forma, e os contornos que se formam lembram um mapa geográfico, por isso o nome pelo qual a condição é conhecida.

Não se sabe exatamente a causa da língua geográfica, mas ela pode ser associada a deficiências vitamínicas, asma, rinite, dermatite seborreica, estresse, dentre outros. A maioria das pessoas não apresenta sintomas, mas pode acontecer de haver ardência após a ingestão de alimentos com muito tempero, mais ácidos e bebidas alcoólicas.

Não há tratamento para a língua geográfica. No entanto, é possível tratar sintomas pontuais com analgésicos, caso for necessário. A tendência é que as manchas desapareçam com o tempo.

 

Língua geográfica: condição que afeta milhões de brasileiros

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário