Português Italian English Spanish

Nova espécie de peixe com cores inacreditáveis é identificada por cientistas na região das Maldivas

Nova espécie de peixe com cores inacreditáveis é identificada por cientistas na região das Maldivas

Data de Publicação: 16 de março de 2022 12:34:00
O Cirrilabrus finifenmaa foi encontrado nas Maldivas e foi o primeiro a ser nomeado por biólogos locais

Nas águas azuis e quase transparentes da região das Maldivas vive uma espécie de peixe recém-descoberta: trata-se do lindíssimo Cirrilabrus finifenmaa, cujo nome comum pode ser traduzido como bodião-de-fada-de-rosa. Ele tem essas cores de arco-íris e vive em profundidades que variam de 40 a 70 m

O nome finifenmaa — que significa "rosa" na língua local Dhivehi — é também uma inovação científica, uma vez que homenageia uma flor do país. "Sempre foram cientistas estrangeiros que descreveram espécies encontradas nas Maldivas, sem muito envolvimento de cientistas locais", comemorou Ahmed Najeeb, biólogo que nomeou o peixe, em comunicado à imprensa.

A espécie, na verdade, não era inteiramente desconhecida da ciência. Para descobri-la, biólogos fizeram estudos mais atentos de um outro peixe local (Cirrhilabrus rubrisquamis) e perceberam diferenças sutis.

Segundo os biólogos do Instituto de Pesquisa Marinha das Maldivas (MMRI), é possível ver algumas diferenças a olho nu, como a altura da coluna, e a distribuição de escamas em certas áreas do corpo. Um exame de DNA confirmou que eram espécies diferentes.

As Maldivas, um pequeno país formado por ilhas cerca de 800 km ao sul da Índia, tem um dos maiores sistemas de recifes do planeta. Boa parte do ecossistema local ainda não foi totalmente estudado por biólogos.

 

Nova espécie de peixe com cores inacreditáveis é identificada por cientistas

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário