Português Italian English Spanish

OMS autoriza novo medicamento para tratamento contra Covid

OMS autoriza novo medicamento para tratamento contra Covid

Data de Publicação: 23 de fevereiro de 2022 08:38:00
Os anticorpos são proteínas produzidas no nosso organismo que ajudam o sistema imunológico a combater possíveis agentes causadores de doenças.

A Organização Mundial da Saúde pré-qualificou o primeiro anticorpo monoclonal para tratar Covid-19 grave. Trata-se do Tocilizumabe, produto biológico produzido em laboratório que já era autorizado para o tratamento da artrite em 120 países.

Os anticorpos são proteínas produzidas no nosso organismo que ajudam o sistema imunológico a combater possíveis agentes causadores de doenças.

Com o avanço da biotecnologia, passou a ser possível produzir em laboratório anticorpos monoclonais, ou seja, específicos para uma única região do antígeno, que é uma substância estranha ao organismo capaz de provocar resposta do sistema imune. As informações são da Agência Brasil.

Recomendado apenas para pacientes com quadros graves ou críticos, atualmente, Tocilizumabe é produzido por uma única farmacêutica, sendo caro e escasso em todo o mundo, algo em torno de 500 dólares por dose única.

Até o momento, a OMS pré-qualificou seis tratamentos para a Covid-19, incluindo três versões com frascos de tamanhos diferentes do Tocilizumabe. A expectativa da entidade é que a inclusão desses produtos aumente o acesso aos tratamentos recomendados de Covid-19.

A OMS informou que negocia preços mais baixos e maior acesso em países de baixa e média renda junto a empresa produtora, a Roche.

Em estudos clínicos, o Tocilizumabe, administrado por via intravenosa, demonstrou capacidade de reduzir mortes em pacientes gravemente doentes com Covid-19. O produto também reduziu o tempo de internação dos pacientes.
 

Tocilizumabe

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário