Português Italian English Spanish

Anvisa pede que fabricantes de vacinas testem eficácia contra variante Ômicron do coronavírus

Anvisa pede que fabricantes de vacinas testem eficácia contra variante Ômicron do coronavírus

Data de Publicação: 2 de dezembro de 2021 09:43:00
Pedido foi feito às fabricantes de imunizantes em uso no Brasil: Pfizer, Butantan, Fiocruz e Janssen

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pediu, nesta quarta-feira (1º), que fabricantes de vacinas contra a Covid-19 autorizadas no País testem o desempenho dos imunizantes no combate à nova variante Ômicron do coronavírus.

O órgão regulador informou, em nota, que solicitou a PfizerInstituto ButantanFiocruz Janssen informações sobre os estudos em andamento para avaliar o impacto de novas cepas na eficácia e na efetividade dos imunizantes. A previsão da agência é de que dados das avaliações iniciais estejam disponíveis nas próximas semanas.

Nesta quarta, um terceiro caso da variante foi confirmado em São Paulo. Trata-se de um passageiro da Etiópia que desembarcou em Guarulhos, no último sábado (27), quando testou positivo para Covid-19.

A Anvisa disse também atuar junto a autoridades internacionais e às empresas envolvidas para permitir que as atualizações nas vacinas, caso necessárias, "sejam realizadas com agilidade, mantendo o perfil de qualidade, eficácia e segurança."

"A Anvisa exige, para as vacinas autorizadas, que os desenvolvedores monitorem e avaliem o impacto das variantes na eficácia e na efetividade dos imunizantes. É preciso observar, porém, que esses estudos demandam tempo, uma vez que é preciso obter informações genéticas e amostras de pacientes para então realizar os testes e a análise", disse.

 

Anvisa pede que fabricantes de vacinas testem eficácia contra variante Ômicron do coronavírus

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário