Português Italian English Spanish

Como George Orwell influenciou o Big Brother Brasil

Como George Orwell influenciou o Big Brother Brasil

Data de Publicação: 20 de janeiro de 2021 16:29:00
Prestes a estrear na Rede Globo, o famoso entretenimento foi inspirado no clássico distópico 1984 — relançado pela Editora Edipro

Na última terça-feira, 19, saiu a lista de confirmados do mais famoso reality show do Brasil: o Big Brother, exibido pela Rede Globo. O programa, que se popularizou em diversos países ao redor do mundo, transmite imagens gravadas — e ao vivo — de participantes confinados dentro de uma esplêndida casa.

Sem contato com o mundo exterior, os adversários são vigiados durante 24 horas, algo semelhante com o que foi apresentado na obra 1984, do jornalista britânico George Orwell.

O fenômeno televisivo foi baseado no Big Brother — ou Grande Irmão — citado pela primeira pelo escritor George Orwell — pseudónimo de Eric Arthur Blair. Com o slogan “O Grande Irmão está de olho em você”, a obra apresenta um líder supremo da fictícia Oceania.

Neste romance de ficção científica, todos os lugares, sejam eles públicos ou privados, são vigiados pelo governo, por meio de câmeras que gravam e espionam a intimidade da população. 

O livro foi publicado originalmente em 1949 — pouco antes do autor falecer — e consagrou-se como uma das maiores obras distópicas do século 20. Por meio de uma narrativa crítica, o livro reflete as consequências de uma sociedade regida pelo totalitarismo, uma vez que os moradores são proibidos de contestar o sistema autoritário. 

“Nesses momentos, seu ódio secreto contra o Grande Irmão se convertia em adoração, e o Grande Irmão parecia se agigantar, invencível e destemido protetor, como um rochedo contra as hordas da Ásia, e Goldstein, apesar de seu isolamento, de seu desamparo e da dúvida que pairava sobre a própria existência, parecia um feiticeiro sinistro, capaz de, apenas com o poder da própria voz, arruinar toda a estrutura da civilização”, trecho retirado da página 18 da obra 1984, de George Orwell, da edição da Editora Edipro. 

Em janeiro de 2021, este clássico ganhou uma edição especial com selo Via Leitura, da Editora Edipro. Com tradução direta do original, feita por Alexandre Barbosa de Souza, a obra conta com o apêndice “Os princípios da novilíngua”, também escrito pelo autor.

Outra novidade desta ilustre edição é a capa desenvolvida pelo artista plástico Carlo Giovanni. Além disso, conta com brindes projetados por este renomado artista, conhecido por criar ilustrações tridimensionais com recortes em papel.

Disponível na Amazon em formato Kindle e capa comum, 1984 trata-se de uma ótima opção de leitura para os fãs de distopias e também para os telespectadores do famoso reality show Big Brother, exibido pela Rede Globo.

 

Como George Orwell influenciou o Big Brother Brasil

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário