Português Italian English Spanish

Vulcão adormecido por décadas volta à ativa em ilha do Caribe

Vulcão adormecido por décadas volta à ativa em ilha do Caribe

Data de Publicação: 4 de janeiro de 2021 09:03:00
Após longo período de silêncio, vulcão La Soufrière está ganhando vida novamente, levando o governo a emitir alertas à população enquanto cientistas aceleram estudos para entender o motivo do retorno da atividade vulcânica.

A Agência Caribenha de Gerenciamento de Emergências de Desastres (CDEMA, na sigla em inglês) emitiu um comunicado informando que "vapor, gás e uma cúpula vulcânica formada por lava" foram observados no vulcão La Soufrière, na região das ilhas de São Vicente e Granadinas, ao leste do Caribe.

Autoridades relataram tremores, fortes emissões de gases, formação de uma nova cúpula vulcânica e mudanças no lago da cratera, informou a AP. O governo alertou os moradores para se prepararem para evacuar a área se necessário, declarando alerta laranja, o qual aponta que erupções podem ocorrer com menos de 24 horas de antecedência. Ao todo, cerca de 100 mil pessoas habitam a região.

No domingo (3), a Agência de Pesquisa Sísmica do Caribe Oriental (UWISRC, na sigla em inglês), publicou em sua conta no Twitter um vídeo com imagens registrando alterações na cúpula da cratera do vulcão.

A crescente cúpula de lava na cratera de La Soufrière esta manhã. As observações de voos aéreos continuam, quando possível, sobre a cratera para rastrear as mudanças na cúpula em crescimento. O vulcão continua a ser perigoso e o público é aconselhado a evitar a área. 

La Soufrière, localizado perto da ponta norte da ilha principal de São Vicente, entrou em erupção pela última vez em 1979. Uma erupção anterior, em 1902, matou cerca de 1.600 pessoas. Isso ocorreu pouco antes do Monte Pelee da Martinica entrar em erupção e destruir a cidade de Saint-Pierre, matando mais de 30 mil pessoas.

O leste do Caribe é uma longa cadeia de vulcões ativos e extintos, para o vulcanologista Erik Klemetti, da Universidade Denison de Ohio, EUA, a atividade é uma evidência de que o magma está perto do subsolo e se infiltrando em direção à superfície, embora tenha acrescentado que os cientistas ainda não encontraram a resposta para o que controla a velocidade com que o fenômeno está acontecendo.

"As respostas não são inteiramente satisfatórias, ainda estamos pesquisando o que pode ter acordado o vulcão", comentou Klemetti.

O vulcão mais ativo nos últimos anos na região foi o Soufriere Hills em Montserrat, que entrou em erupção continuamente desde 1995, destruindo a capital Plymouth e matando pelo menos 19 pessoas em 1997.

ASSISTA AO VÍDEO:

 

vulcão La Soufrière

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário