Português Italian English Spanish

3 Curiosidades sobre o sono do bebê

Data de Publicação: 25 de agosto de 2020 19:03:00
Eles dormem mais que os pais, porém acordam mais.

É só chegar um bebê em casa que logo percebemos que o ritmo do sono dele é bem diferente do ritmo dos adultos, não é mesmo.  Eles dormem mais que os pais, porém acordam mais. Isso acontece por que o sono do bebê é regulado pelas sensações de fome e não pela alternância entre dia e noite. Podemos notar também que alguns bebês dormem de olhos abertos, sorriem e até choram durante o soninho. 

Vou explicar por que isso acontece: 

Por que os bebês ainda tem alguns sistemas imaturos, dormem em média 16 a 18 horas por dia. Não dormem mais de 3 horas, pois acordam para mamar. 

Por que meu bebê dorme de olhos abertos?

O sono do bebê apresenta várias fases, assim como o dos adultos. A primeira é a que caracteriza a sonolência, quando a melatonina, uma substância que induz o relaxamento, é liberada no organismo, segundo explica Márcia. Nesse estágio, você percebe que o bebê fica com o olhar fixo e a pálpebra caída, mas não, necessariamente, fechada. É nesse momento que, em geral, os pais costumam ver o filho dormindo de olho aberto, o que é normal e indica que ainda não está em um sono pesado.

Por que meu bebê sorri enquanto dorme? 

Depois da fase da sonolência, o bebê vai para um sono leve, em que normalmente se mexe muito e pode emitir algum som. Após esse período, chega a fase de sono profundo, em que a criança permanece parada. Depois, há uma fase mais profunda ainda, em que você pode até mexer no bebê sem que ele acorde. Ao final de todos essas estágios, há o REM (Rapid Eye Movement ou movimento rápido dos olhos) em que o bebê pode, sim, sorrir, chorar, ou fazer movimentos de sucção .

O REM é um período de atividade cerebral muito intensa, em que costumam ocorrer os sonhos. Ele é fundamental para o desenvolvimento neurológico. “Quando veem o filho sorrir durante o sono, muitos pais acreditam que esteja tendo um sonho bom”, conta a pediatra. “Mas isso só pode ocorrer após os 3 meses de vida, quando os bebês se tornam capazes de dar os sorrisos sociais, em sinal de satisfação. Até lá, os sorrisos são meros reflexos musculares”.

Por que meu bebê chora enquanto dorme?

O choro do recém-nascido está muito mais ligado à sensação de fome do que à de medo. Muitas vezes, a criança desperta durante a noite, abre o olho e fica quietinha. “Ela só começa a chorar quando está com fome e quer atenção dos pais. Mas, como os adultos só notam quando o bebê chora, pode parecer que ele acorda sempre dessa maneira”.

A pediatra relata também que, depois de um dia agitado, os bebês podem chorar mais vezes e mais intensamente durante a noite. “Todas as memórias acumuladas durante o dia vão repercutir à noite”, justifica a pediatra. Isso exige uma atividade cerebral intensa, podendo provocar choro e irritação.

Então mamãe e papai, fiquem tranquilos que tudo isso faz parte do desenvolvimento do bebê. Mas se ainda estiver com dúvida sobre isso, procure o pediatra do seu bebê e converse a respeito. 

Até mais!
Gostou? Deixe um comentário.

(Por Gracy Kelly Faria - Colunista)

3 Curiosidades sobre o sono do bebê

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário