Português Italian English Spanish

Cientistas em Hong Kong confirmam primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus

Cientistas em Hong Kong confirmam primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus

Data de Publicação: 24 de agosto de 2020 13:05:00
O paciente é um jovem “aparentemente saudável”, dizem os especialistas. Ele testou positivo pela segunda vez quatro meses e meio após a primeira infecção.

O primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus no mundo foi confirmado nesta segunda-feira (24). Cientistas da Universidade de Hong Kong disseram que um paciente “aparentemente saudável e jovem” foi novamente infectado quatro meses e meio após testar positivo para a covid-19 pela primeira vez.

Em comunicado, os cientistas afirmam que a segunda infecção foi causada por um novo vírus que o jovem adquiriu recentemente. Isto é, ele já havia se livrado da carga viral adquirida na primeira vez em que se infectou e teve testou positivo novamente após ter mais contato recente com o Sars-CoV-2.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que “é possível” que seja um caso de reinfecção. “O que entendemos é que pode ser um caso de reinfecção. É possível”, afirmou a líder técnica da OMS, Maria van Kerkhove. Segundo a profissional, foram descobertas 24 partes de código genético diferentes das detectadas na primeira infecção.

Maria van Kerkhove ressalta que todos que são infectados pelo novo coronavírus desenvolvem algum nível de imunidade. O que não se sabe é quão protetor é cada nível e por quanto tempo ele dura no corpo humano.

“Houve mais de 24 milhões de casos relatados até agora, e precisamos olhar para isso a nível de população. É muito importante que documentemos isso, e, em países que podem fazer isso, que o sequenciamento seja feito. Isso ajudaria muito. Mas não podemos pular para nenhuma conclusão, mesmo que esse seja o primeiro caso documentado de reinfecção”, disse a líder técnica.

No Distrito Federal, há dois casos suspeitos de reinfecção. Uma técnica de enfermagem moradora de Santa Maria e uma vendedora de Planaltina dizem ter testado positivo para a covid-19 duas vezes após terem se recuperado da primeira vez.

 

Cientistas em Hong Kong confirmam primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário