Português Italian English Spanish

7 estratégias para ter mais foco na vida e no trabalho

Data de Publicação: 17 de agosto de 2020 09:05:00
Trouxe algumas dicas que vão te ajudar a ter mais foco na vida e no trabalho. Vamos lá?

A falta de foco é um grande desafio nos dias atuais.  Seja pelo fato de que estamos todos cada vez mais conectados ou seja porque o nosso cotidiano é repleto de atividades, há tantas coisas demandando a nossa atenção, que corremos sempre o risco de deixar para depois aquilo que deveria ser prioritário. 

Foco por definição é o ponto para o qual converge alguma coisa. A minha definição de foco é você aprender a falar não para todas as coisas que podem comprometer o sim que foi dito.

Então anota aí o seguinte mantra: Foco é dizer não para as distrações. Disciplina é dizer sim para aquilo que você quer todos os dias. Ou seja, para ter foco, precisamos saber o que queremos! Onde iremos focar e concentrar nossa energia. Quais são suas prioridades? O que você está buscando para sua vida neste momento que fará toda diferença? 

Onde você foca EXPANDE! Lembre-se disso para ter mais 
conquistas e realizações na sua vida. O que você quer solidificar e florescer neste momento da sua vida?

Trouxe algumas dicas que vão te ajudar a ter mais foco na vida e no trabalho. Vamos lá?

1 - Agenda / Planejamento

a) Agenda programada: Blocos de tempos fixo do que você faz toda semana. Estudos, trabalho, faxina, supermercado... Separe por cores e divida as esferas da vida. 
b) Planejamento semanal: No domingo ou na segunda de manhã. Revise toda semana o que funcionou ou o que não funcionou.
c) Planejamento de trás para frente: O planejamento da minha agenda começa de trás para frente. Se eu preciso levantar às 8h da manhã, que horas eu preciso dormir? Para eu dormir 23h30, que horas eu preciso chegar em casa? E assim vai.... Isto te ajuda e muito a organizar sua rotina e horários.
d) Acalme sua mente: Programe o seu dia seguinte na noite anterior. Faça uma lista na noite anterior e descarregue sua mente.

2 - Antecipe as interrupções

a) A única coisa prevista é o imprevisto. Planejar é uma arte, remanejar faz parte.
b) Antecipe as interrupções colocando sinais na porta para não ser interrompida, avise as pessoas que não pode ser interrompida.
c) Faça acordos na sua casa que em determinados momentos não quer ser interrompida. Ex: Quando estou de fone, estou concentrada, então me chame quando eu tiver sem fone. Ex2.: Se a porta estiver fechada, estou trabalhando, então não bata.

3 - Bloqueie as distrações

 Resultado = Performance - interferência

a) Tenha clareza do que te distrai para que você possa bloquear as distrações. Geralmente as interferências mais comuns são pessoas e celular. De que maneira você pode lidar melhor com o uso do celular na hora de executar tarefas? Deixando longe? Chegando de 1 em 1 hora por 15 minutos? Tenha estratégia!
b) Técnica pomodoro: Blocos de 25 min de atenção focada, pausa de 5 minutos. Após 4 blocos, descanse de 15 a 30 minutos.
c) Monotarefa Vs Multi-tarefa: O ser humano é mais eficiente quando é monotarefa. Atenção plena: Uma tarefa por vez!

5 - Não coloque grandes períodos de tempo para atividade

Lei de Parkison - nós temos a  tendência de expandir a realização da tarefa pelo tempo que decidimos realizar. Exemplo: Se determinei que vou ler um papel em uma hora, mesmo que eu consiga ler em 20 minutos, o cérebro
tende a expandir a atividade pelo tempo previamente determinado. Se você tem um projeto para 30/09/2020 a tendência é que você adie o ínicio da edição dele, o interessante é criar prazos anteriores, mais cursos, para você se motivar e  para contar com imprevistos que podem ocorrer no caminho.

6 - Torne-se publicamente responsável pela tarefa ou pelo projeto

Diga que "vai fazer" alguma coisa, para alguém importante para você! Tenha um parceiro de responsabilização.
Incrivelmente quando você compartilha uma meta com alguém que você ama, o seu compromisso é  aprimorado e aguçado e aquela pessoa também não vai te deixar esquecer. Grite para o mundo e aumente seu comprometimento!

7 - Lembre-se de ter hábitos saudáveis

O modo como levamos o dia a dia exerce influência na nossa produtividade e capacidade de foco. Uma alimentação rica em frituras e açúcar, por exemplo, causa picos de insulina no sangue, aumentando a sensação de sono e cansaço. Logo, prefira pratos mais saudáveis, com legumes, grãos e proteínas leves. Também é importante manter-se hidratado. Tenha uma garrafinha de água ao lado do computador, pois isso facilita sua lembrança e evita aquela preguiça de se levantar durante uma produção importante. A meditação é outro comportamento saudável. Além de nos ajudar a aliviar a ansiedade, é um treino para o cérebro aprender a ter mais concentração nas horas relevantes. 

Exercite sua mente para se concentrar no que está fazendo. Todo resultado positivo é fruto de muito esforço e dedicação. Então pare de dizer que “não consegue ter foco”, que “não consegue se concentrar”, que “não saber dizer não para pessoas”. O trabalho começa de dentro para fora. Mude sua maneira de pensar.  

E uma última dica: não espere que sua habilidade de se concentrar cresça exponencialmente do dia para a noite. Como tudo na vida, é importante praticar para “pegar o jeito”, antes de sentir os resultados. Em lugar de tentar “medir” se essas técnicas estão funcionando, concentre-se em incorporar tais atividades à sua rotina. Aí, sim, você vai ver a diferença, combinado?

(Por Gisela Campos - Colunista)
 

7 estratégias para ter mais foco na vida e no trabalho

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário