Português Italian English Spanish

Autossabotagem: Entenda o que é e como anular seus sintomas

Data de Publicação: 31 de julho de 2020 08:18:00
Talvez isso ocorra porque você está se auto sabotando!

Você sonha grande, quer ir além e conquistar diversos objetivos, mas sente que nunca consegue concluir nada com relação àqueles sonhos e sempre acaba fazendo algo que te leva para o caminho oposto dos seus desejos? Talvez isso ocorra porque você está se auto sabotando! 

Se nunca ouviu falar sobre isso aqui vai uma explicação simples: A autossabotagem é o processo de atrapalhar nossos objetivos, por meio de comportamentos e/ou pensamentos negativos e limitantes.

Conhece algue´m que da´ um passo pra frente e dois pra tra´s? Ou que da´ dez mil passos para o lado? Que comec¸a muitas pequenas coisas e na~o continua nenhuma delas? Ou esta´ sempre aquecendo as turbinas, mas nunca o bastante para levantar voo ? E aquela que faz tudo certinho e, perto do fim... estraga tudo? Conhece algue´m ou VOCE^ e´ este algue´m? 

Há pessoas que fazem isso com frequência e nem percebem, outras já sabem que são os principais “inimigos” de seus objetivos, mas fingem não ver. O problema de não ter essa consciência, ou fingir não ver esse comportamento autodestrutivo é que a pessoa se mantém em um ciclo de grande motivação seguido pela frustração da falha, que geralmente fere sua autoestima, gerando insegurança e medos. 

Provavelmente, elas temem se comprometer publicamente com um objetivo que, bem la´ no fundo, decidiram de antema~o na~o alcanc¸ar porque exigiria uma mudanc¸a profunda de:

  1. Modelo mental;
  2. Ha´bitos;
  3. Turma;

Isso certamente causaria confusa~o e inseguranc¸a (tempora´rias)! 

É importante mudar esse comportamento para se permitir conquistar o que quer, mas isso não é uma tarefa fácil, principalmente quando envolvem pensamentos autodestrutivos. Se voce^ ja´ se sabotou algumas vezes e na~o quer mais continuar adiando seus planos, antes de sair por ai´ criando mil listas de metas ou perseguindo sonhos sem foco e consistência, invista em 3 frentes: 

AUTOCONHECIMENTO: Silencie essas vozes pentelhas, mergulhe na sua alma e escute o que ela tem a dizer, antes de decidir qualquer coisa. 

AMOR PRO´PRIO INCONDICIONAL: Voce^ foi o melhor que poderia ter sido ontem, e´ o melhor que pode ser hoje e tem tudo pra ser ainda melhor amanha~, por isso comece a aceitar o que encontrar ai´ dentro. 

EQUIPE EMPODERADORA: Voce^ na~o precisa fazer nada sozinha, mas o que na~o da´ de jeito nenhum e´ pra fazer com gente do contra. Se voce^ tem um sonho explodindo no peito e sente vergonha de assumi-lo pro mundo, talvez o problema na~o seja o seu sonho e sim o seu mundo. Ja´ considerou trocar de turma, ao inve´s de trocar de sonho? 

Agora vou te dar dicas práticas para anular de uma vez por todas os sintomas da autossabotagem:

1 - Comece aos poucos: Estabeleça micro metas. Você tem metas de resultado e metas de comportamento. Muitas vezes olhamos para o todo e paralisamos. Precisamos fracionar em pequenas tarefas. 

2 - Foque no porquê: Você sabe O QUE precisa mudar. O QUE quer colher. Mas por que você quer? Invista no porquê.

3 - Visualização: Visualize em termos positivos a realização do seu objetivo. No cenário ideal como seria? Como seria se o medo não existisse?

4 - Torne-se publicamente responsável pela tarefa ou pelo projeto: Diga que "vai fazer" alguma coisa, para alguém importante para você! Tenha um parceiro de responsabilização. Incrivelmente quando você compartilha uma meta com alguém que você ama, o seu compromisso é  aprimorado e aguçado e aquela pessoa também não vai te deixar esquecer. Grite para o mundo e aumente seu comprometimento!

5 - Recompense a si mesma: Você sabe o que é recompensa para você! Nosso cérebro trabalha para fugir da dor ou para buscar um prazer. O que seria um prazer neste caso? O que vai te motivar?

6 - Faça mentoria: Você ter um apoiador externo, um condutor, uma pessoa que pode te auxiliar e encurtar sua jornada faz toda diferença. Esta pessoa vai te ajudar a manter o foco no positivo, traçar o caminho, desviar dos obstáculos e tbm você se tornará publicamente responsável com esta pessoa.

7. Crie uma rotina noturna: Uma ótima sugestão é criar uma rotina noturna de organização das tarefas para o dia seguinte. Pela noite já estabeleça as prioridades do dia seguinte, definindo as tarefas mais importantes e separando por horário. 

8. Esqueça a perfeição:  Perfeccionismo é inimigo da ação. Mate-o, imediatamente. Você não pode deixar o perfeccionismo impedir você de agir. Você sempre pode transformar um rascunho ruim em algo bom. Então siga em frente.

A autossabotagem tenta nos dizer que não somos boas o suficiente ou que não estamos prontas. Então saiba que a  mulher protagonista faz o que pode, com as condições que tem, enquanto não tem condições de fazer melhor ainda. E lembre-se: Você não é o que te acontece, você é o que faz com o que te acontece. A protagonista é dona de seus significados, reações e ações. Então decida alinhar seus pensamentos aos comportamentos necessários para atingir os resultados que você quer. Assim você combate a autossabotagem na prática e ao colher resultados você retroalimenta este ciclo positivo em sua vida.

(Por Gisela Campos - Colunista)

Autossabotagem: Entenda o que é e como anular seus sintomas

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário