Português Italian English Spanish

Saiba tudo sobre a raça de gato Bobtail Japonês

Data de Publicação: 23 de julho de 2020 09:42:00
Confira na matéria de hoje tudo sobre essa linda raça.

Você já deve ter visto os gatinhos com uma pata levantando e acenando, como símbolo de boa sorte tradicional japonês. Pois bem, esse gato é o Bobtail Japonês, cujo casaco em três cores – branco, vermelho e preto – também é considerado sinal de boa sorte. As estátuas são colocadas nas portas das casas e outros locais. 

Características

É um animal de porte médio. Sua característica mais marcante é o rabo curto (de oito a dez centímetros de comprimento) que sempre fica curvado e lembra a cauda de um coelho. Essas caudas são únicas para cada animal da raça, como as impressões digitais de um ser humano. Têm pelagem de comprimento médio, em uma grande variedade de cores e padrões, mas o tricolor é especialmente apreciado no Japão. O nome original da raça, mi-ke, pode ser traduzido como “três cores”. 

São gatos ativos e inteligentes que apreciam a companhia humana e adoram brincadeiras e explorar todos os cantos da casa. São bastante inquietos e costumam preferir passar mais tempo escalando o mobiliário e investigando os conteúdos de armários e gavetas do que sendo acariciados no colo de seus donos. São fieis à família e se dão bem com outros animais e crianças.

Cuidados básicos

O fato de não ter subpelo permite que os cuidados com o casaco do Bobtail Japonês sejam simples, principalmente os de pelo curto, a quem você pode dedicar um ou dois dias da semana para escovação; no caso dos de pelo longo, uma escovação duas vezes na semana é suficiente. É pouco provável que os pelos formem emaranhados, e os banhos podem ser raros.

Essa raça gosta de falar e tem seu próprio vocabulário para isso. Ele vai usar uma variedade de tons para dizer o que está sentindo e gosta que você lhe fale sobre como foi seu dia.

O Bobtail Japonês gosta de água e será visto constantemente batendo a pata no potinho de água, na piscina ou no aquário, além de se divertir com torneiras e poças em geral. Também se diverte com quebra-cabeças e jogos de busca e perseguição, além de aprender novos truques e até a andar na coleira. É do tipo que se empoleira no alto dos móveis para ver o que acontece pela casa.

Fonte: Royal Canin

Alimentação

Gatos devem ter acesso constante a um comedouro e a um bebedouro bem abastecidos. Preferem água corrente e costumam ingerir mais líquido quando tem essa possibilidade, hábito que previne muitas doenças renais. Uma sugestão é deixar uma fonte em algum canto da casa ou acostumar o animal a beber água da torneira quando for aberta.

A quantidade de ração varia de acordo com o peso do animal, sua atividade física e pode ser encontrada nas embalagens. A qualidade da ração é fundamental para a saúde do gato. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas.

Até os doze meses, o Bobtail Japonês é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração varia de 30 a 60 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes.
A partir de um ano o gato é considerado adulto. Deve-se mudar a ração e a quantidade varia de 40 a 50 gramas/dia.

Saúde

?Não existem problemas de saúde associados a essa raça, nem mesmo alterações espinhais ou ósseas provocadas pelo gene recessivo que produz a cauda característica do Bobtail Japonês. Atente-se, portanto, para problemas comuns a outras raças, como atrofia progressiva da retina, cardiomiopatia hipertrófica e surdez (no caso dos gatos brancos).

Gostou de saber mais sobre essa raça ? Me segue lá no Instagram para muito mais dicas Pet . Te espero lá @thaysarantesmedvet

(Por Thays Arantes - Colunista)

 

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário