Português Italian English Spanish

Como mapear e combater a sua procrastinação

Data de Publicação: 21 de julho de 2020 09:08:00
A procrastinação pode ser algo inconsciente ou consciente e em ambos os casos é altamente prejudicial.

 

Procrastinar é adiar. Adiar até às últimas consequências. Acontece quando você tem um projeto, uma tarefa, mas adia até não dar mais. O problema fica ainda maior quando procrastinamos tarefas que são importantes para que possamos fazer acontecer nossos sonhos e metas. Quem nunca adiou ou “empurrou com a barriga” que atire a primeira pedra! A procrastinação pode ser algo inconsciente ou consciente e em ambos os casos é altamente prejudicial. 

Se você já se pegou falando: 

?? “Não consigo fazer nada” 

?? “Meu dia deveria ter mais que 24 horas”

?? “Quero ter mais tempo” 

“Eu procrastino, tu procrastinas, ele procrastina...” é impossível encontrar alguém que esteja 100% focado o tempo todo. O problema é quando adiar a realização de tarefas vira a regra em vez da exceção. Se você está passando por essa situação, de adiar as coisas, porém deseja resolvê-las, siga essas dicas que separei para você. Como vencer isto? Com estratégia! Estas estratégias irão te ajudar a vencer a procrastinação e turbinar sua produtividade:

1. Identifique um padrão

O que normalmente faz você procrastinar? Que tipos de tarefas ou atividades lhe tiram a concentração? Após identificar as respostas desses questionamentos, evite as distrações e concentre-se. Crie regras que lhe permitam realizar as tarefas e evite estímulos externos. Ter foco é um dos passos mais importantes para vencer a procrastinação.

2. Faça uma coisa de cada vez

Ser multitarefas nem sempre é algo bom, pois em determinados momentos pode atrapalhar, confundir e atrasar. O importante é que você se questione: estou focando em quantidade ou qualidade? Será que se eu fizer uma coisa de cada vez, além de qualidade, conseguirei realizar várias outras tarefas com organização? Acredite, você pode se surpreender com seu rendimento.

3. Faça uma lista de tarefas

Adote o sistema que você preferir, checklist, enumerar as etapas ou desenvolver um passo a passo. O importante é que você siga este roteiro que criou e seja fiel a ele.

4. Prioridades

Uma dica incrível para produtividade é priorizar. Priorizar as tarefas que realmente te dão resultado, te aproximam de suas metas, são urgentes. Estar ocupado é sempre diferente de ser produtivo!

5. Crie recompensas

Elabore um sistema de meta e recompensa. Estabeleça um elo saudável de disputa consigo mesmo e exercite a automotivação. Não espere algo ser cobrado, proponha a si mesmo um prazo mais curto e se permita a auto recompensa sempre que cumprir ou superar os seus prazos. Você se conhece e sabe o que gosta, o que considera um presente, defina que se dará esta recompensa caso realize aquilo a que se propôs. Foque na recompensa final que é o resultado que aquilo realizado trará!

6. Faça hoje

Procrastinação é um problema que pode interferir nos seus relacionamentos interpessoais, no seu trabalho e até na sua saúde, pois gera sentimentos como a culpa, estresse, ansiedade, medo e em alguns casos, depressão. Por isso, tente contornar essa prática antes que ela se torne um hábito. Crie hábitos que lhe afastem da procrastinação e leve essa frase como mantra diário: “Não vou deixar para amanhã o que posso fazer hoje”.

7. Mude o Cenário 

Está travado? Que tal mudar o cenário? Mude mesa, cadeira de posição ou simplesmente vá trabalhar em outro lugar, isto gera novos estímulos para sua mente que podem te ajudar a produzir e não procrastinar! 

8. Elimine Distrações Digitais

E-mail, whatsapp e aplicativos são bloqueios para sua produtividade. Estabeleça períodos do seu dia para checar e-mail e verificar aplicativos, desta forma você conseguirá focar no que é realmente importante! 

9. Crie uma rotina noturna 

Uma ótima sugestão é criar uma rotina noturna de organização das tarefas para o dia seguinte. Pela noite já estabeleça as prioridades do dia seguinte, definindo as tarefas mais importantes e separando por horário. 

10. Esqueça a perfeição

Perfeccionismo é inimigo da ação. Mate-o, imediatamente. Você não pode deixar o perfeccionismo impedir você de agir. Você sempre pode transformar um rascunho ruim em algo bom. Então siga em frente.

Agora sim: Pela noite já estabeleça as prioridades do dia seguinte, definindo as tarefas mais importantes e até mesmo já programando sua recompensa caso realize tudo a que se propôs pra fazer acontecer!

(Por Gisela Campos - Colunista)

 

Como mapear e combater a sua procrastinação

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário