Português Italian English Spanish

Está se sentindo sozinho nessa época de isolamento social? Adotar um animal de estimação pode ser a solução

Está se sentindo sozinho nessa época de isolamento social? Adotar um animal de estimação pode ser a solução

Data de Publicação: 15 de julho de 2020 19:41:00
Adotar um animal significa um salto de qualidade de vida para a pessoa e para o bichinho.

Um levantamento realizado em 2009 pela Universidade de Azabu, no Japão, mostra que quando donos de animais olham nos olhos dos seus bichos de estimação, eles recebem picos de ocitocina. Considerado o hormônio da felicidade, é responsável por sensações de prazer e bem-estar. Aliás, esse é um dos motivos pelos quais a companhia de cães e gatos é uma opção neste cenário de isolamento, uma vez que eles podem ser verdadeiros aliados no combate à ansiedade, estresse e solidão, em especial para pessoas idosas, solteiras, crianças e portadores de necessidades especiais.

Os animais são usados há muito tempo em terapias para pessoas enfermas, e os benefícios da convivência com eles são muito positivos.

Adotar um animal significa um salto de qualidade de vida para a pessoa e para o bichinho.

Conheça os 6 benefícios dos animais de estimação para a saúde mental

1. Cura a solidão

Os animais de estimação acabam por afugentar a solidão e isso é ótimo para pessoas que ficam muito sós. O pet pode ser uma excelente forma de companhia, e com isso, dando a sensação de segurança e afeto. Também é uma ótima forma de amenizar o sofrimento do isolamento social de pessoas que sofrem de depressão severa e outros transtornos.

2. Restaura o amor próprioParte superior do formulário

Parte inferior do formulário

Ter um animal de estimação também estimula o sistema límbico do cérebro, ligado às emoções. Da mesma forma que os animais estreitam laços de carinho incondicional, essa relação gera mais autoestima, fazendo a pessoa ter outra forma de lidar consigo e começar a se gostar. Lembrando, os animais não julgam os nossos atos, por isso, essa autoestima tende a ser eficaz no tratamento individual.

3. Diminui o estresse e a depressão

O próprio nome diz: animal de estimação, ou seja, é um ser a estar numa relação de carinho e afeto, ser estimado por alguém. Isso por si só, já automaticamente estabelece uma correlação direta com o nosso estado depressivo ou de ansiedade e estresse.

Os sintomas de ambos são relacionados ao isolamento, a falta de iniciativa, a perda de amor próprio e com os outros. É comprovado que um tempo por dia dedicado ao seu animal de estimação equivale a um bom tratamento a base de remédios.

4. Dá motivação e vida social

A estimulação criada pela rotina de levar para passear, ou propiciar jogos recreativos faz com que a vida social seja mais prazerosa do que a reclusão. Esse também é um dos grandes benefícios dos animais de estimação.

O reaquecimento do convívio social é parte importante para a saúde mental. As novas amizades e todo o vínculo com o social tende a ser muito benéfico. A pessoa passa a ser bem mais comunicativa e sociável do que antes.

5. Cria a responsabilidade

Manter um animal de estimação criará senso de responsabilidade para com ele, já que será necessário ter uma rotina diária de alimentação, cuidados, higiene, levar para fazer seus exercícios etc. E isso para pessoas que possuem depressão é excelente e saudável.

Ele, de certa forma, torna-se dependente do dono e isso gera um compromisso que se converte em ideal. Pessoas que possuem problemas com tarefas e disciplinas, serão altamente beneficiadas, pois esses encargos fazem de a pessoa pesar na balança a relação de culpa e de cuidado com o outro.

6. Traz felicidade

Cientificamente, a relação de afeto, cuidado e sensibilidade aumenta os níveis de oxitocina que estimulam, por sua vez, a produção de serotonina e dopamina. O que significa isso?

O cérebro produz substâncias como a serotonina que tem ligação com a diminuição do sentimento de solidão e da depressão. Sem a dopamina, a pessoa ficará propensa a trabalhar cada vez menos com responsabilidade.

Lembrando que a solidão social pode causar transtornos mentais na pessoa, e esse conjunto de químicas cerebrais, quando estimuladas, são importantes na construção da felicidade. Nisso, abraçar um animalzinho fará aumentar o nível de oxitocina.

O que preciso então para adotar um animal de estimação?

É o que eu falo sempre, consulte seu coração e principalmente seu bolso. Animais também não vivem só de amor! Eles precisam de vacinas, vermifugação, banhos, lazer, passeios, cuidados veterinários quando ficam doente e também precisam de check up anual. É como um filho, e você precisa saber que se torna responsável por essa vida por um longo período de tempo, não tem como enjoar ou devolver um filho não é mesmo??? Tendo tudo isso em mente, se você escolheu adotar a ONG Abrigo dos Bichos tem vários cães e gatos procurando um lar amoroso! Siga eles no Instagram @ongabrigodosbichos, lá tem várias fotos dos animais disponíveis para adoção!

Gostou da matéria? Me segue no instagram pra muito mais dicas do Mundo Pet @thaysarantesmedvet. Espero vocês lá!

(Por Thays Arantes - Colunista)

 

 

Está se sentindo sozinho nessa época de isolamento social? Adotar um animal de estimação pode ser a solução

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário