Português Italian English Spanish

Marca pessoal: Descubra a importância e como planejar a sua!

Data de Publicação: 26 de junho de 2020 13:35:00
A frase é fantástica e eu concordo com ela, mas o que ninguém te explica é como.

Durante muito tempo em minha vida li e ouvi uma frase sobre sucesso que diz: "Você tem que ter um diferencial...". A frase é fantástica e eu concordo com ela, mas o que ninguém te explica é como. 

E foi nessa busca por diferenciação que um dia percebi que não adianta buscar seu diferencial só externamente, ele está muito mais perto: Dentro da gente! 

Está nas escolhas que fazemos durante a vida, as coisas que aprendemos, o conjunto único de paixões, talentos e aprendizados que só você tem, ninguém mais na face da Terra tem o mesmo. 

Quando falo em marca pessoal, a primeira resposta é: Você é o seu ingrediente secreto. E quando coloca mais de você em seu negócio, algo estranho começa a acontecer: As pessoas começam a se identificar. Lembre-se: Pessoas se conectam com pessoas! 

Ser você, com seu conjunto de características, histórias e habilidades é seu maior diferencial. E a melhor forma de você compreender isto é através do autoconhecimento. E a maneira que você vai comunicar isto para o mundo é seu posicionamento. Grave isso: A marca pessoal antecede o marketing pessoal!

O que você faz talvez não seja único, mas você é. A diferença em relação aos concorrentes é a sua marca. Talvez você pratique um preço menor, mas por quanto tempo? Talvez seu produto tenha um benefício que o concorrente ainda não tem, mas quanto isso pode durar? Em algum ponto, a concorrência vai se equiparar com você. 

O único elemento incomparável é a sua marca. Várias empresas fabricam tênis, mas existe apenas uma Nike. Há muitas pessoas em nosso planeta, mas nenhuma tem a sua história.  Bem-vindo à Era do Eu S.A. Você não é um titulo ou um cargo numa empresa. Você é uma marca. Você é o responsável por essa marca. Não existe um caminho único que leva ao sucesso. E não existe uma maneira certa de criar a marca chamada Você. 

Só há uma certeza: Comece hoje, ou sofra as consequências. Então vamos lá, mão na massa! Qual história você quer escrever? Seja protagonista da sua vida, trace novas metas e objetivos, formate sua marca pessoal. Uma coisa é fato: A quarentena acelerou a implementação do cenário digital e agora todos estamos sendo obrigados a nos inserir na internet e nas redes sociais. O seu maior diferencial é ser você! Este é seu maior ponto de destaque para se conectar com seu cliente na produção de conteúdo. Conte histórias, como você chegou até onde está hoje. Faça uma escala de valores e norteie suas decisões com base nelas. Comunique seus valores a seus seguidores e clientes. Pessoas compram porquês e causas e não só produtos e serviços.

 

Bom, vamos lá. Trouxe algumas perguntas para te ajudar! 

  1. Quem é você além do seu título?
  2. Como chegou aonde está hoje? - Quais foram as suas conquistas e quais as habilidades, conhecimentos e aprendizados de cada ponto?
  3. Por que você faz o que você faz?
  4. Pelo que você quer que as pessoas te recomendem, te procurem, te refereciem?
  5. Por que você é credível para isso?
  6. De que forma você acha que é percebido hoje? O que gostaria de mudar? 

 

Responda estas perguntas! Por trás de cada resposta tem uma boa bagagem para formatar sua marca pessoal e marketing pessoal. Espalhe seu tempero secreto em tudo que fizer a partir de agora. E você se transformará cada vez mais na obra prima - e rara - que foi criado pra ser. A marca VOCÊ S/A!

(Por Gisela Campos - Colunista)


Marca pessoal: Descubra a importância e como planejar a sua!

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário