Português Italian English Spanish

Você já ouviu falar de uma fofura chamada Hedhehog?

Você já ouviu falar de uma fofura chamada Hedhehog?

Data de Publicação: 18 de junho de 2020 10:12:00
Venha saber tudo sobre o Hedgehog- ou Ouriço Pigmeu Africano.

Atendi uma coisinha fofa dessas no estágio esses dias e foi amor á primeira vista. É um pet fácil de cuidar e até mesmo quem não tem muito espaço em casa pode ter um. Venha saber tudo sobre o Hedgehog- ou Ouriço Pigmeu Africano. É um serzinho muito singular que apesar de ser mamífero e carnívoro, costuma ser confundido com um roedor. É um bicho bonitinho, peludo, que não espeta e pode ser criado em locais fechados.

"O hedgehog é natural da Europa mas existe em outros lugares, como Estados Unidos , Ásia, África e Nova Zelândia. Há dezenas de perfis no Instagram com fotos do animal e, mesmo sendo ilegal, o ouriço africano começa a aparecer em território brasileiro. Com uma média de 20 cm (sim, cabe na palma da mão) e expectativa de vida de 4 a 7 anos, o hedgehog já foi personagem até de games e desenhos. O Sonic, personagem de games das décadas de 1980 e 1990 era, na verdade, um hedgehog e não um porco-espinho, como muitos pensavam."

Alimentação:

Na natureza, o hedgehog se alimenta de insetos e raízes, porém, quando domesticado, a base de sua alimentação se torna a ração de gato. Diferente de outros países, como os Estados Unidos, no Brasil não há rações específicas para a espécie, por isso é feita a adaptação com ração felina, tanto úmida quanto seca. Além da ração, a dieta pode ser complementada com larvas e insetos, porém, vindos de criatórios. Frutas também podem agradar alguns hedges, mas não é regra.

Comportamento

Por ser ativo, o hedgehog precisa de espaço para andar e explorar. Assim, para domesticá-lo, é necessário um terrário ou viveiro grande. Além disso, é recomendável que ele possua distrações em seu ambiente, como rodinha para correr, brinquedos, bolas ou túneis. Isso não significa que ele irá brincar como outros animais, mas terá algumas distrações quando estiver ativo. Apesar dos posts divertidos nas redes sociais, esses animais não gostam muito de interação e brincadeiras. A posição de “bolinha”, muito usada nas fotos, é na verdade uma defesa da espécie."

Cuidados

Apesar da dificuldade, é necessário que o hedgehog seja levado a um veterinário especializado a cada 6 meses para orientação sobre cuidados e consultas. Igualmente a outras espécies, os Hedgehogs sinalizam dor ou enfermidades por meio da mudança de comportamento como falta de apetite, tremores, cansaço, claudicação, vocalizações ao toque ou manipulação, olhos profundos e sem brilho, são sinais que, se observados, a melhor atitude é leva-lo rapidamente a um médico veterinário especializado

Os banhos devem ser dados a cada 15 dias ou um mês com shampoo neutro e um nível de água acessível para o tamanho dele. Além disso, as unhas devem ser aparadas a partir do momento em que passam a arranhar, machucar a pata ou atrapalhar os movimentos. A higienização do ambiente em que fica deve ser diária além de receber cuidados maiores uma vez por semana, como uma limpeza com água e sabão neutro, lavagem dos brinquedos e casinha.

ATENÇÃO: o Hedgehog não está “liberado” e não é tão simples adquirir um destes bichinhos, já que ele não faz parte da fauna brasileira e existe um procedimento de avaliação e autorização governamental para importar a espécie. É preciso fazer um requerimento e o processo deve estar de acordo com os parâmetros da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção – a CITES, respeitando sempre a soberania do país importador – no caso, o Brasil. Portanto, antes de tudo, pesquise a situação dos Hedgehogs em relação ao IBAMA e CITES e nunca, jamais, EM HIPÓTESE ALGUMA adquira um desses animais sem passar pelos trâmites legais de avaliação para importação!

Me conta aí, você assim como eu ficou morrendo de vontade de ter um né? ME

SIGAM LÁ NO INSTAGRAM PARA MUITO MAIS DICA DO MUNDO PET @thaysarantess. Vejo vocês por lá!

 

Você já ouviu falar de uma fofura chamada Hedhehog?

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário