Português Italian English Spanish

Você sabe o significado do termo: mãe narcisista?

Data de Publicação: 31 de maio de 2020 09:09:00
Os sinais de uma mãe narcisista nem sempre são fáceis de detectar, mas geralmente elas compartilham as seguintes características:

A mãe narcisista é uma mulher que tem um distúrbio que a faz não conseguir dedicar a sua atenção aos seus filhos (especialmente às suas filhas), e quer sempre que o mundo gire em torno do seu umbigo, sendo sempre o centro das atenções.  

Ela faz-se de vítima, baixa a autoestima dos seus filhos e, é responsável por uma família disfuncional. A mãe narcisista sempre coloca os filhos pra baixo, desmerece o que eles fazem para sempre ser a melhor. Por ter perfil de vítima, ela sempre diz aos filhas coisas como: vocês são ingratos, não veem nada que faço por vocês, não sabe fazer nada, não presta pra nada. 

Esse tipo de comportamento faz com que essa mãe oprima os filhos, principalmente filhas. Há casos de mães narcisistas que se amam mais bonitas que as próprias filhas e inclusive dizem isso as filhas. 

Os sinais de uma mãe narcisista nem sempre são fáceis de detectar, mas geralmente elas compartilham as seguintes características:
 

  1. Ela só te ama os filhos se fizerem o que ela quer. 
  2. Ela nunca respeita o espaço dos seus filhos. 
  3. Competem com os filhos. 
  4. Elas roubam os créditos dos filhos. 
  5. Elas mentem constantemente.
  6. Faz com que os seus filhos se tornem dependentes dela.

 

Como lidar com a mãe narcisista que não quer ajuda?


1 — Reconheça e lamente a perda de nunca ter tido uma mãe de verdade. Uma mãe de verdade coloca as necessidades físicas e emocionais de uma criança muito acima das dela. No entanto, se você viveu ou está vivendo 
com uma mãe narcisista, as necessidades dela terão que ser
satisfeitas antes.

2 — Evite tentar mudar a sua mãe. Talvez você pense que bom comportamento ou grandes conquistas no trabalho façam a sua mãe se orgulhar do filho. Você não fez nada de errado, mas, infelizmente, qualquer ato de grandeza será desperdiçado numa pessoa narcisista.

3 — Obtenha um sistema forte de suporte. Dependendo da sua idade, cerque-se de pessoas que se importam com o seu bem-estar e que amam você. Se ainda estiver vivendo na casa dos pais, podem ser seus amigos, parentes ou namorada(o). Adultos podem recorrer aos cônjuges e amigos também.

4 — Se você já é adulto se distancie da sua mãe.

Se você leu esse texto até aqui e conhece uma mãe narcisista, ou você sente-se essa mãe narcisista e quer tratar isso por amor aos seus filhos, fale comigo, posso indicar uma profissional habilitada a tratar esse problema, aproveita e me siga e acompanhe no Instagram.

(Por Gracy Kelly Faria - Colunista)

Você sabe o que é mãe narcisista?

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário