Português Italian English Spanish

Cão robô pastoreia ovelhas na Nova Zelândia

Cão robô pastoreia ovelhas na Nova Zelândia

Data de Publicação: 25 de maio de 2020 14:25:00
O chamado Spot é um cachorro robô feito pela Boston Dynamics e estava pastoreando ovelhas nas montanhas acidentadas da Nova Zelândia.

Vivemos em um tempo em que parece que o "futuro", falado e mostrado nos filmes de ficção, realmente já é uma realidade. É claro que ainda não temos os tão sonhados carros voadores, mas vários avanços já foram feitos na tecnologia. 

Invenções recentes já mudaram as formas como compramos comida, vemos filme e, agora, até mesmo a forma de pastorear ovelhas. O chamado Spot é um cachorro robô feito pela Boston Dynamics e estava pastoreando ovelhas nas montanhas acidentadas da Nova Zelândia.

O vídeo, que mostra Spot fazendo esse trabalho, faz parte na verdade de uma campanha promocional para mostrar todo o potencial do cão robô para a indústria agrícola. Além de pastorear, Spot também faz imagens de verificação do local e escaladas em terrenos acidentados.

A empresa Rocos, de software de robótica, foi quem fez o vídeo. Ela está trabalhando junto com a Boston Dynamics para ver como seus inventos podem ser controlados remotamente. O objetivo é que os robôs como Spot possam realizar suas tarefas enquanto o humano fica sentado, até mesmo, do outro lado do mundo.

 

Agricultura

Na agricultura, os cães robôs podem monitorar os campos o tempo todo e verificar o crescimento das plantações, amadurecimento de frutas ou qualquer outra coisa enquanto a pessoa o opera de forma remota.

O vídeo mostra alguns segundos do pastoreio das ovelhas feito por Spot. Ele parece que ainda não está totalmente treinado e, provavelmente, não tem a velocidade necessária para substituir por completo um cão pastor.

Mas nos próximos anos, os protótipos podem ser colocados em todos os tipos de agricultura e também em outras indústrias.

"A automação da agricultura está mudando a maneira como os agricultores trabalham. Aumentando a eficiência da produção mundial de alimentos para uma crescente população humana", informa o vídeo promocional.

Os robôs como o Spot conseguem andar, rolar e até mesmo voar. Eles podem ser equipados com vários tipos de sensores para que possam conseguir fazer uma avaliação do ambiente ao seu redor.

"Ao conectar robôs à nuvem, podemos ajudá-los a combinar uma camada de software em nuvem com a robótica para obter automação física em escala. Nossos clientes estão aumentando suas forças de trabalho humanas para automatizar processos físicos que geralmente são monótonos, sujos ou perigosos" disse David Inggs, CEO da Rocos.

Futuramente, eles podem ser usados também em resgates em lugares que não são seguros para que os trabalhadores cheguem perto. E os Spot já estão sendo usados para monitorar a infraestrutura do setor de energia. Eles verificam se existem problemas ou danos que não conseguiriam ser vistos de outra maneira. 

Outro uso do Spot foi visto recentemente em Singapura. Ele estava em um parque, lembrando as pessoas de respeitarem as regras do distanciamento social enquanto se exercitavam.

 

Cão robô pastoreia ovelhas na Nova Zelândia

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário