Português Italian English Spanish

Por que os cães lambem seus donos??

Data de Publicação: 8 de maio de 2020 10:35:00
Ao nascer, filhotes de cachorro lambem a boca da mãe como forma de pedir comida.

Não existe uma resposta simples para essa pergunta, na verdade isso ocorre por vários motivos. Nas alcateias, um lobo pode lamber a boca do outro como sinal de respeito e de afeição. Ao nascer, filhotes de cachorro lambem a boca da mãe como forma de pedir comida. Um cachorro ansioso pode adquirir o hábito de lamber as patas compulsivamente para aliviar o estresse.

Os cães possuem o que é chamado de órgão de Jacobson que fica na boca do cão. Esse órgão interpreta as moléculas de odor que o focinho não consegue discernir. Essas moléculas são geralmente grandes e, para os humanos, não têm cheiro algum.

Mas o órgão de Jacobson dá ao cão informação sobre o seu ambiente que de outra forma seria perdida. Ao limpar essas moléculas do focinho e trazendo-as para a boca o cão pode receber uma grande quantidade de informação sobre o mundo ao seu redor. O órgão de Jacobson é vital na detecção de feromônios no ambiente. Pode ajudar cães em idade de procriação a encontrar um par e pode ajudar um filhote a encontrar sua mãe.

De acordo com algumas hipóteses, as lambidas podem ser sim uma forma de demonstrar ou de pedir carinho, como muitos imaginam. Mas, também pode ser que o pet simplesmente adore o gostinho salgado do rosto do tutor!

Mas as lambidas podem ser perigosas?

Os gêneros de bactérias comuns nos cachorros são a Clostridium, Escherichia coli, Salmonella e a Campylobacter. A Escherichia pode causar a colecistite (inflamação da vesícula biliar), a Salmonella, salmonelose, e as Campylobacter, a gastroenterite (inflamação que afeta o estômago e o intestino). O problema é quando os microrganismos entram em contato com as mucosas humanas, ou penetram na pele por meio de feridas. Pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como idosos ou pessoas que utilizam medicamentos como imunossupressores, podem ser ainda mais vulneráveis às bactérias caninas. Segundo os especialistas, quando o “carinho” do animal é feito longe da boca, nariz ou olhos e atinge, por exemplo, as bochechas ou mãos, sem feridas, dificilmente ele transmitirá doenças. Quando a saliva do cão entrar em contato com a pele humana sem lesões ou o dono não estiver dentro do grupo de pessoas suscetíveis a transmissão é bastante improvável.

Se você levar o seu cãozinho periodicamente ao veterinário, manter a vacinação e a vermifugação em dia, manter o recinto onde ele fica sempre limpo recolhendo as fezes as lambidas não serão perigosas.

Gostou da matéria? Me acompanhe no Instagram para muito mais dicas do Mundo Pet (@thaysarantess)

(Por Thays Arantes - Colunista)

 

Por que os cães lambem seus donos??

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário