Português Italian English Spanish

A bebida gelada pode ser cobrada com valor superior?

Data de Publicação: 10 de março de 2020 11:52:00
Mas será que essa conduta é correta? A bebida gelada pode ser cobrada com valor superior?

A comodidade sempre custa um preço mais alto, afinal de contas ter serviços ou produtos de uma qualidade maior e que nos proporcionem um maior conforto custam mais caro pro nosso bolso. É possível e por vezes até comum em estabelecimentos encontrarmos a mesma bebida por preços diferentes, e qual o diferencial entre elas? Uma está gelada e a outra com a temperatura ambiente. Mas será que essa conduta é correta? A bebida gelada pode ser cobrada com valor superior?

Eis que é um assunto polêmico, mas tenhamos em mente que poderá o mercado cobrar mais caro pelas bebidas geladas desde que esteja expressamente avisado, pois se não houver a informação a resposta será, não! Valendo a ressalva que conforme o Código de Direito do Consumidor (CDC) em seu art. 39, V, nos diz que é vedado ao fornecedor de produtos exigir do consumidor vantagem manifestadamente excessiva. Diante desse dispositivo podemos extrair que fiquemos atentos se realmente a bebida está gelada justificando seu preço mais elevado que a bebida em temperatura ambiente.

E estando no caso prático na situação de estar levando uma bebida com valor elevado por estar gelada, vale ainda a observação que ao ficar na fila para o caixa se essa bebida não perderá a condição que a torna mais onerosa que a outra de igual qualidade e somente condição em temperatura ambiente, visto que, ao chegar no ato do pagamento e a mesma tiver perdido sua condição mais benéfica que a tornou mais cara, cabe uma reclamação com seu fornecedor para o pagamento no mesmo valor da bebida em temperatura ambiente.

Fiquemos atentos com as práticas abusivas, pois nosso CDC nos ampara amplamente. Tente resolver primeiramente o conflito no próprio estabelecimento oportunizando ao fornecedor a resolutiva rápida e no ato, mas não obtendo sucesso na situação e ainda permanecer sentindo-se lesado, procure os órgãos responsáveis para a resolução.

(Por Emanuelle Hora - Colunista)

 

A bebida gelada pode ser cobrada com valor superior?

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário