Português Italian English Spanish

MS terá aumento médio de 2,73% em contas de energia elétrica no próximo ano segundo Aneel

MS terá aumento médio de 2,73% em contas de energia elétrica no próximo ano segundo Aneel

Data de Publicação: 19 de dezembro de 2019 13:46:00
Conta de luz em 2020 deve gerar bilhões para consumidores

Nesta terça-feira (17), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou as novas taxas que serão cobradas dos consumidores no próximo ano. Essa aprovação fará com que os brasileiros paguem R$20,1 bilhões em financiamento na conta de luz em 2020.

O dinheiro arrecadado será utilizado para bancar as ações e programas sociais que são concedidos pelo governo no setor de energia elétrica.

Esse valor representa uma alta de até 17%, se comparado com o total pago pelos consumidores neste ano de 2019.

Os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste terão um aumento médio de 2,73% em suas contas de energia elétrica.

Já para as regiões Norte e Nordeste o aumento será menor, de 1,50%. Isso por conta de uma lei que determina que os consumidores dessas regiões paguem uma parcela menor da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), comparado ao que é desembolsado pelos moradores de outras regiões do país.

O valor da conta de luz leva em conta outros fatores, como o preço da energia que é comprada das usinas, o volume das chuvas na região das hidrelétricas e os impostos de cada região. Essa despesa será recorde no próximo ano.

Conforme o informado pela CDE, uma das razões para a realização da alta é para que uma parte do valor arrecadado seja utilizado na compra de óleo, que irá abastecer usinas termelétricas que geram energia para atender o estado de Roraima. 

O relator do processo Sandoval Feitosa afirmou que “O aumento na conta CDE foi de 8% nas despesas e ocorreu basicamente em função da necessidade de suprimento de óleo na capital Boa Vista, em função da interrupção do fornecimento de energia elétrica pela Venezuela.”

O Estado está desde março sem receber energia do país vizinho e o fato dele ser totalmente abastecido com energia termelétrica deixou o serviço mais caro. Roraima, não tem ligação com outras redes de energia e depende dessas usinas para fornecer eletrecidade a população.

Algumas empresas com a Light e a Enel Rio, ainda não realizaram o reajuste na conta de luz, porém ele está previsto para ser calculado em março. 

 

MS terá aumento médio de 2,73% em contas de energia elétrica no próximo ano segundo Aneel

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário