Português Italian English Spanish

10 de setembro: Dia do Brigadeiro (Receitas)

10 de setembro: Dia do Brigadeiro (Receitas)

Data de Publicação: 10 de setembro de 2019 Que tal aprender a preparar o tradicional doce e comemorar a data da melhor forma?

Você sabia que em 10 de setembro comemora-se o Dia do Brigadeiro? A origem do nome é ligada à campanha presidencial do Brigadeiro Eduardo Gomes, candidato da UDN à Presidência da República em 1946. Heloísa Nabuco de Oliveira, membro de tradicional família carioca que apoiava a candidatura, criou um tipo de doce, ligeiramente diferente da versão atual, e o denominou com a patente do candidato preferido. A guloseima, inicialmente feita como uma forma de arrecadar fundos para a campanha, rapidamente ganhou popularidade e se espalhou pelo resto do país junto da campanha do Brigadeiro. No Rio Grande do Sul, ao contrário de no resto do país, o brigadeiro é popularmente conhecido pelo nome negrinho. Que tal aprender algumas receitas e comemorar o Dia do Brigadeiro da melhor forma.

Brigadeiro tradicional
Uma lata de leite condensado
Duas colheres (sopa) de chocolate em pó
Uma colher (sopa) de margarina
Chocolate granulado para cobrir

Misture os ingredientes ainda frios em uma panela. Quando o chocolate em pó estiver bem incorporado no leite condensado, leve ao fogo baixo e mexa sem parar até a massa começar a soltar do fundo da panela. Tire do fogo e despeje o doce em um refratário pequeno, para ser comido em colheradas, ou em um refratário grande e raso, para que ele esfrie mais rápido e possa ser enrolado em bolinhas e, em seguida, coberto com chocolate granulado.

Brigadeiro low carb
200 mililitros de leite de coco
Quatro colheres (sopa) de cacau em pó
Duas colheres (sopa) de adoçante

Leve os ingredientes ao fogo baixo e mexa constantemente até reduzir o líquido. Quando chegar neste ponto, mexa por mais dois minutos ou até notar que a massa está cremosa. Sirva em porções individuais para serem comidas em colheradas.

Brigadeiro rosa
Uma lata de leite condensado
Duas colheres (sopa) de manteiga
Meio pacote de gelatina em pó sabor morango (17,5 g)
1/3 xícara (chá) de açúcar cristal rosa para envolver

Em uma panela de fundo grosso, misture o leite condensado com a manteiga e a gelatina e cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, por cerca de 10 minutos ou até engrossar e se soltar do fundo. Transfira para um prato untado com manteiga e leve à geladeira para esfriar um pouco. Com as mãos untadas em manteiga, molde bolinhas com uma colher (sopa) da massa, envolva no açúcar cristal e acomode em forminhas descartáveis.

 

10 de setembro: Dia do Brigadeiro (Receitas)

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário