Português Italian English Spanish

Saiba como combinar cerveja com o cardápio da Páscoa

Saiba como combinar cerveja com o cardápio da Páscoa

Beer sommelier ensina qual tipo de bebida cai bem com os pratos mais tradicionais da temporada

Há muita contrição quando o assunto é Semana Santa. O profundo simbolismo religioso da data, por décadas, se refletiu no comportamento dos fiéis. Na mesa, inclusive.

No século 21, as tradições ainda se mantêm – como o consumo do peixe e do chocolate – mas a flexibilização dos costumes colocou a cerveja no cardápio, ao lado do vinho.

O beer sommelier Robson Vergillio, da cervejaria Berggren, garante que a cerveja é uma ótima opção para acompanhar um bacalhau e até chocolate – tudo é uma questão de escolher o estilo certo de bebida. Confira algumas dicas enviadas pelo profissional para comer e beber sem culpa:

Bacalhau

Presença quase certa no cardápio pascoal, o bacalhau tem sabor delicado. Portanto, na hora de escolher a cerveja o estilo mais indicado não deve se  sobrepor o prato, como é o caso das Witbier.

"Além da semente de coentro, possui raspas da casca de laranja e limão, ingredientes que conferem um toque de citricidade à cerveja", explica o sommelier.

Camarão

O camarão é outra opção de quem evita a carne vermelha na Semana Santa. Para harmonizar com o fruto do mar, Vergillio recomenda a leveza da cerveja Weissbier.

"Como ela não passa pelo processo de filtração, parte das leveduras permanecem na garrafa, conferindo aspecto turvo. No aroma, apresenta notas delicadas de cravo e banana e, no sabor, um perfeito equilíbrio entre os ingredientes", diz o especialista.

Peixe

Salmão, tilápia e linguado, por exemplo, harmonizam com cervejas American Pale Ale. A bebida tem coloração acobreada e com boa formação e retenção de espuma.

"No aroma, o lúpulo surge em primeiro plano, trazendo notas cítricas e, no sabor, o amargor é equilibrado pelo dulçor do malte. É uma cerveja com alta drinkability e a melhor opção para quem quer sair do óbvio", ensina.

Chocolate

Parece uma combinação inusitada, mas existem cervejas perfeitas para serem consumidas tanto com o chocolate tradicional quanto com sobremesas feitas com ele. A Porter é uma delas.

"Ela apresenta ampla variação de aromas torrados, permeando entre café, chocolate até o biscoito e o toffee, com sabor e amargor equilibrado entre os lúpulos e maltes torrados presentes na receita", explica Vergillio.

 

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário