Português Italian English Spanish

Nasa lança em 2023 telescópio para explorar origens do Universo

Nasa lança em 2023 telescópio para explorar origens do Universo

Na Via Láctea, o telescópio, equipado com um espetrômetro, vai procurar 'assinaturas' de água e moléculas orgânicas

A agência espacial norte-americana Nasa vai enviar para o espaço um telescópio que visa explorar as origens do Universo, com data de lançamento prevista para 2023. Prevê-se que o estudo abranja mais de 300 milhões de galáxias, incluindo a Via Láctea.

A missão SPHEREx, confirmada pela Nasa em comunicado divulgado na quarta-feira (13) à noite, vai estudar milhões de galáxias, algumas tão distantes que a sua luz demorou 10 bilhões de anos a chegar à Terra.

Na Via Láctea, o telescópio, equipado com um espetrômetro, vai procurar 'assinaturas' de água e moléculas orgânicas - essenciais para a vida como se conhece - nas regiões onde milhões de estrelas se formam a partir de gás e poeira.

Segundo a Nasa, a missão, que tem uma duração de dois anos, vai permitir aos astrônomos terem acesso a informação sobre mais de 300 milhões de galáxias e mais de 100 milhões de estrelas da Via Láctea e compreenderem como o Universo evoluiu, e porque se expandiu tão rápido, e até que ponto os 'ingredientes' da vida na Terra são comuns nos sistemas planetários da Via Láctea.

De seis em seis meses, o telescópio irá observar todo o céu com tecnologias adaptadas de satélites de observação da Terra e de sondas enviadas para Marte.

Com informações da Lusa. 

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário