Português Italian English Spanish

Novo Android deve trazer tecnologia de reconhecimento facial

Novo Android deve trazer tecnologia de reconhecimento facial

 

O Android Q, que tem promessa de ser apresentado em maio e lançado em agosto, terá o reconhecimento fácil como parte integrante do sistema. A informação foi dada pela XDA Developers, comunidade de desenvolvedores de software para dispositivos móveis, que encontrou referências à funcionalidade no código da atual versão do sistema operativo. O objetivo da Google é dar mais segurança e funcionalidade ao recurso.

Atualmente, o sistema de reconhecimento facial em celulares com o recurso é gerenciado pelo Google Play Services, considerado pouco seguro e antiquado. No Android Q, o reconhecimento facial deverá ser feito a partir de sensores e não apenas pela câmera, o que melhora a detecção dos rostos dos usuários. O novo sistema também estará capacitado para a leitura de impressões digitais e o uso de PINs numéricos, senhas ou padrões, podendo ser utilizado como backup para funcionar em situações em que a identificação facial ainda não esteja sendo usada.

Outra característica apresentada é a possibilidade de administradores desabilitarem o uso do recurso em caso de celulares corporativos, por exemplo.

O ponto negativo para usuários em relação à essa nova aposta da Google, é que a empresa está depositando todas as fichas na nova tecnologia em substituição à utilização da câmera. Isso quer dizer que, uma vez implementados, os novos recursos não funcionarão de maneira completa em muitos smartphones disponíveis no mercado por não possuírem elementos de hardware no Android Q.

A Google ainda não confirma as informações divulgadas pela XDA Developers, como sempre acontece, mas o fato é que o sistema de reconhecimento facial já é aguardado há bastante tempo e já não é mais possível evitá-lo.

 

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário